segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mesa para vinte e nove, ou oito

Cheguei demasiado cedo. Em dias como este dez minutos de antecedência são mais do que suficientes. Meia hora é uma eternidade. Como é que só te lembraste disso depois de lá estares sentada a fingir naturalidade? Ninguém aguenta trinta minutos de à vontade fabricado. Dez minutos no máximo, dizem as leis.
(E não me perguntem quais leis. As leis, ponto.)
Esgotei rapidamente os sms desnecessários que tinha mesmo de enviar, bem como as esquinas vazias para olhar... De tempos a tempos, o pezinho a balançar em sinal de ansiedade.
Puseram-me uma pastinha verde garrido na mão que mais ninguém tinha. Fui a primeira nova aluna a chegar. Fui a primeira a estar sozinha numa mesa do bar. Bom, a minha pastinha também foi a primeira a usufruir da negligência da dona e isso de alguma forma traz justiça à situação. Apeteceu-me engoli-la. Ou então perguntar ao rapaz da mesa ao lado
- Desculpa, esta pastinha verde garrido é tua?
Não tive tempo, porque ele
- Já não vais precisar desta mesa?
- Não, podes levar se quiseres.
Já não vais? Ensandeceste? Tenho idade para ser tua mãe pá! As mães não dizem pá, acho eu. A minha dizia.
Sim, leva a porra da mesa, e as cadeiras também. Deixa-me aqui sozinha numa mesa ridícula no meio das tribos de alunos veteranos de joelhos encolhidos colados uns aos outros. Vinte e nove numa mesa de quatro. Achas que faz diferença mais uma mesa ou menos uma mesa? Parece-te razoável deixares-me aqui nesta ilha de solidão, para passarem a ser vinte e nove numa mesa de seis? Uma mesa e duas cadeira foi o que me deixaste. As mesas estão aos pares por alguma razão, sabias? Quem és tu para mudar isso tudo? Como é que adivinhaste que eu não esperava ninguém? Eu que até tive o cuidado de não balançar o pezinho, eu que nunca cruzei os braços nem as pernas para evitar a linguagem corporal defensiva. Sabes o que custa aquele ar negligente com o braço apoiado na cadeira do lado? Eu tinha duas mesas e quatro cadeiras. Uma fortaleza. E tu, cheio de ti próprio arruinaste isso tudo com um simples
- Já não vais precisar desta mesa?
- VOU - Devia ter gritado.
Deixaste-me sozinha numa mesa com duas cadeiras. Podias ter levado também a cadeira em que eu tinha o braço apoiado. Escusavas de a ter deixado ali perdida, sem mesa, com a minha pastinha verde garrido à vista de todos. Pior do que me deixares sozinha numa mesa, foi deixares-me na companhia de uma cadeira nua. Nua! Sabes o que é nua?
- Alunos do curso de Escrita Literária, venham comigo. Sala 7.
Tiveste sorte miúdo. Escapaste-te de boa porque tenho de ir para as aulas, senão ias ver.
Éramos oito na sala. Número mais que suficiente para uma tribo.
No intervalo para café o bar quase vazio e a ordem das mesas reposta.
Apenas uma mesa ocupada por sms desnecessários, e uma pastinha verde pousada na cadeira.
- Puxa mais uma mesa Sofia. Três chegam para nós todos.
- Desculpa, já não vais precisar desta mesa?
- Não, podes levar se quiseres.
Porém o pezinho a balançar mais do que nunca.

1 comentário:

  1. Cheguei pouco depois, sentei-me numa mesa atrás de ti e reparei que, de facto, eles eram demais para as mesas que tinham e tu eras de menos.

    ResponderEliminar